Apresentação

O Arquivo Vilém Flusser São Paulo, dedicado a promover e tornar acessíveis as inovadoras ideias de Flusser para o  público brasileiro e latino-americano, consolida em 2018 mais uma etapa deste objetivo ao disponibilizar on-line o acesso pleno ao Acervo.

Este Acervo Digital foi planejado para oferecer aos pesquisadores acesso semelhante ao feito presencialmente no Arquivo. Por esta razão, sua organização de temas e referências respeita o modo como o Arquivo foi inicialmente pensado, bem como a maneira como é disposto em Berlim e em São Paulo. Com esta mesma atenção, a facilitação do acesso por meio digital possui medidas que garantem a proteção da integridade da obra e de seus respectivos direitos autorais e de propriedade intelectual. Para isso, emprega tecnologia de uso e de não distribuição de dados e estabelece contrato para uso autorizado e exclusivamente pessoal, educacional ou de pesquisa.

Como utilizar

Em sua página inicial, o Acervo Digital apresenta os dez temas constantes no Arquivo Vilém Flusser São Paulo. São eles: Bienal de SP, Casa da Cor, Conferências, Correspondências, Cursos, Ensaios, Fragmentos, Livros, M (Magazines) e Pessoal.

Ao clicar em cada categoria, o usuário terá acesso às respectivas pastas que pertencem ao tema escolhido. Ao selecionar uma opção poderá visualizar os documentos e o nome oficial da pasta, tal como constante no Arquivo físico, que facilitará no momento de referenciá-la na pesquisa.

A tela em que os documentos estão disponíveis conta com as opções de Zoom e indicativos em ambos os lados para as páginas pretendidas. O sistema de paginação obedece aos numerais contidos no próprio documento, normalmente feitos à mão.

Como citar

Em sua amplitude, os documentos presentes no Arquivo Vilém Flusser possuem diferentes características para a referenciação. A seguir são apresentadas as principais formas para realizar a devida citação, considerando as determinações normativas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

  1. Documentos com título

AUTOR. Titulo. Pasta. Arquivo Vilém Flusser São Paulo. Disponível em: < endereço eletrônico>. Acesso em: Data.

Exemplo:

FLUSSER, Vilém. Caos e Ordem. 14-18 de Outubro de 1975, p. 1-5. ESSAYS 4_PORTUGUESE-C. Arquivo  Vilém Flusser São Paulo. Disponível em: . Acesso em: 20 Novembro 2018.

  1. Documentos sem título

AUTOR. Tema de referência. Data. Pasta. Arquivo Vilém Flusser São Paulo. Disponível em: < endereço eletrônico>. Acesso em: Data.

Exemplo:

FLUSSER, Vilém. Correspondência a Dora Ferreira da Silva. 08 de fevereiro de 1975, p. 6. Cor_10_06-DORA_3126_DORA FERREIRA DA SILVA 2 OF 4. Arquivo  Vilém Flusser São Paulo. Disponível em: . Acesso em: 20 Novembro 2018.

  1. Com referência a outros meios

AUTOR. Titulo. Referência ao meio. Pasta. Arquivo Vilém Flusser São Paulo. Disponível em: < endereço eletrônico>. Acesso em: Data.

Exemplo:

FLUSSER, Vilém. Da Língua Portuguesa. Revista do Instituto Brasileiro de Filosofia, Out.-Dez. 1960, p. 561-566. M5_IBF_219. Arquivo  Vilém Flusser São Paulo. Disponível em: . Acesso em: 20 Novembro 2018.

  1. Documentos sem data

AUTOR. Tema de referência. [Data aproximada]. Pasta. Arquivo Vilém Flusser São Paulo. Disponível em: < endereço eletrônico>. Acesso em: Data.

Exemplo:

FLUSSER, Vilém. Poesia. [1940], p. 54. Pessoal Per_1_POEMS_DOCUMENTS_CURRICULAE_PHILOSOPHICAL SELFPORTRAIT. Arquivo  Vilém Flusser São Paulo. Disponível em: . Acesso em: 20 Novembro 2018.

Dúvidas

Caso tenha dúvidas em relação às explicações expostas, favor entrar em contato pelo e-mail arquivoflusser@cisc.org.br