O Arquivo Vilém Flusser São Paulo gostaria de convidá-los para participar dos congressos
Primeras Jornadas Flusserianas: Naturaleza, Cultura, Basura. Flusser y después…
III Conversatorio Internacional sobre Tecnoestética y Sensorium Contemporáneo: Arte-Literatura-Diseño-Tecnologías.
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Datas Importantes:
Encontros: 25 a 28 de Março de 2019
Local: Universidade Nacional de Córdoba, Argentina
Envio de propostas: 31 de Janeiro de 2019
Envio de trabalhos completos: 06 de Março de 2019
As línguas oficiais do evento serão espanhol e português.
Primeras Jornadas Flusserianas: Naturaleza, Cultura, Basura. Flusser y después…
Os cenários históricos e contemporâneos da cultura como macrossistema comunicativo, bem como suas expressões em termos de gestualidade, oralidade, audibilidade, visibilidade e territórios simbólicos, estão marcados por alterações na articulação entre corpo, espaço, tempo, som, texto e imagem, provindas das tecnologias e do modo como atuam em nossas percepções. Instigados pelos questionamentos transdisciplinares de Vilém Flusser, a proposta aqui apresentada tem como objetivo ampliar e aprofundar estes cruzamentos, através da leitura dos ambientes comunicacionais criados pelas tecnologias e seus impactos para as sensorialidades e sociabilidades contemporâneas. Para tanto, considera as provocativas proposições de Flusser, divididas em três principais vertentes: culturologia, midiologia/comunicologia e filosofia. O que desse modo permite refletir sob perspectiva analítica e crítica as condições com que o autor nos vê como testemunhas, colaboradores e vítimas de uma revolução cultural, imersos na convivência com redes de pessoas que usam aparelhos para teclar, computar e compartilhar pixels em redes sociais conectadas. Na forma como autor elabora estes cenários pelos quais passamos, na leitura das imagens produzidas por aparelhos e nos desafios que enfrentaríamos em relação ao conhecimento, a atualidade de sua contribuição o torna essencial para uma época que nos conduz a viver imageticamente. Esta proposta consolida o diálogo do Arquivo Vilém Flusser São Paulo com a Universidad Nacional de Córdoba, ao procurar aprofundar as características do pensamento de Flusser, permitindo que ambos continuem a criar ambientes de colaboração científica que tenham como base estas teorias.
Eixos Temáticos:
- Lixo e Arqueologia: Sobre a necessidade de uma escavação profunda dos objetos, seja no universo da língua e das imagens, seja no universo antropológico histórico e pré-histórico, seja no universo da corporeidade e da gestualidade, seja no universo da cultura e dos valores.
- Arte, Artificio, Artimanha: Sobre a forma como humano como animal que altera objetos para alterar-se a si mesmo. Em cada objeto, encontra resistências que o forçam a mudar de técnica em um ciclo incessante. Neste rumo da total artificialização da vida, viver transforma-se em arte, não como produção de “obra”, mas como estratégia da liberdade humana para se desenvolver por meio da manipulação de informações.
- Comunicação, Imagem Técnica e Abstração: Para Vilém Flusser, a comunicação é o processo pelo qual a informação adquirida é armazenada, processada e transmitida. Na atualidade, com um impacto profundo sobre a nossa cultura atual, a assim chamada segunda revolução industrial, desencadeada pela invenção da fotografia, tornou essa comunicação imersa em caudais constantes de imagens técnicas, onde o homem se lança ao mundo, novamente tornado nômade, onde o vento que sopra nas redes sociais, nos telefones móveis, nos sites e nos blogs, levando-nos em espírito e pensamento para lugares distantes e virtuais e deixando-nos, enquanto corpo, sentados e parados.
Envio de Trabalhos: arquivoflusser@cisc.org.br
III Conversatorio Internacional sobre Tecnoestética y Sensorium Contemporáneo: Arte-Literatura-Diseño-Tecnologías
Uno de los principales propósitos del conversatorio es acercar a investigadores y estudiantes los debates y problemáticas que tienen lugar a este respecto en el campo de la literatura y el arte digital desde una perspectiva analítica, crítica y reflexiva, orientando el pensamiento hacia el ámbito específico de la producción artificial de sensibilidades, de las subjetividades, transformando todas las prácticas. El objetivo es también reflexionar sobre las condiciones de producción a partir de las cuales se crea uma obra (ya sea de literatura, de arte o crítica), teniendo em cuenta que las manifestaciones que se estudian, se aprecian y, sobre todo, se crean para entornos digitales o virtuales suelen participar de un modo de hacer industrial, dado que estas obras se constituyen en primera instancia como objetos y productos industriales más que como produtos de un hacer singular (artesanal, manual). Este evento pretende instalar y ampliar la reflexión acerca de la especificidad de estas poéticas y de los imaginarios que germinan en ellas estableciendo, de manera performativa, los territorios de sus experimentaciones.
Eixos Temáticos:
- Técnica y estética: desafíos, transformaciones y desestabilizaciones en los discursos, las prácticas y los linguajes artísticos y científicos.
- Usuarios o usados amigables. Control biométrico y teoría política.
- Diseño: proyecciones, urbe y habitantes, objetos cotidianos, publicidad, packaging.
- Epifanías: Fotografía. Audiovisual. Artes plásticas. Música. Literatura. Escrituras. Artefactos.
- Percepciones del cuerpo: el soma y el cuerpo. Los registros de lo real, lo simbólico y lo imaginario: impactos en la imaginación
- Biotecnologías, tecnología médica, “normalización” y disciplinamiento de los cuerpos
- Big data: derechos soberanos, lengua, ciudadanía, ética y política. Vigilancia y espionaje de las plataformas reticulares.
- Transferencias didácticas y mediación tecnológica. Transformaciones de los modos de escritura y lectura, aprendizaje y transferencias. Atención, re_exión, intervalo. Pérdida dela espera.
Envio de Trabalhos: c.tecnoestetica@gmail.com
Esta é uma coprodução argentino-brasileira entre o Arquivo Vilém Flusser São Paulo, o Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia – CISC e PUC-SP com o PICT “Del trazo manual a las trazas digitales: diálogos entre literatura y tecnología en el siglo XXI” (FONCYT-CONICET), o grupo Dédalus de Investigaciones sobre la Técnica (CIFFYH-SECYT), as cátedras de Metodología de la Investigación en Artes II de la Escuela de Bellas Artes Figueroa Alcorta de la Facultad de Arte y Diseño de la UPC, a de Análisis y Crítica del Departamento de Cine y TV de la Facultad de Artes de la UNC e o Mestrado Tecnología, Políticas y Culturas (FCS-UNC).
Comitê Científico:
Primeras Jornadas Flusserianas: Naturaleza, Cultura, Basura. Flusser y después…
Norval Baitello Junior (CISC- ArchivoVilemFlusser – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
Agustín Berti (IDH-CONICET, FA – UNC)
Diogo Andrade Bornhausen (CISC- ArchivoVilemFlusser – Fundação Armando Alvares Penteado)
Juan Manuel Fernández (CIFFYH-UNC, FAD-UPC)
Alex Florian Heilmair (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
María del Valle Ledesma (UBA)
José Eugenio de Oliveira Menezes (Faculdade Cásper Líbero)
Anahí Alejandra Ré (CIECS-CONICET y UNC, FAD y FES – UPC)
Susana Romano Sued (CIECS-CONICET)
III Conversatorio Internacional sobre Tecnoestética y Sensorium Contemporáneo: Arte-Literatura-Diseño-Tecnologías
Agustín Berti (IDH – CONICET/UNC; FA – UNC)
Javier Blanco (FaMAF, FCS – UNC)
Juan Manuel Fernández (CIFFYH-UNC, FAD-UPC)
Claudia Kozak (UBA, UNTREF, CONICET)
María del Valle Ledesma (UBA)
Anahí Alejandra Ré (CIECS-CONICET/UNC; FAD, FES – UPC)
Darío Sandrone (IDH – CONICET/UNC)
Susana Romano Sued (CIECS – CONICET/UNC)
Tomás Vera Barros (UNLaR)